PODCAST

Conversas Jacobinas

Confira a série de debates, entrevistas e conversas Jacobinas. As lives, que também estará disponível nos tocadores de podcast, são frutos da parceria entre revista Jacobin Brasil e Fundação Rosa Luxemburgo. A Jacobin é uma publicação impressa que oferece um ponto de vista socialista sobre política, economia e cultura.


Paulo Freire: o pedagogo da revolução

Neste domingo (19/09), o patrono da educação brasileira, Paulo Freire, completará 100 anos. Para debater seu papel revolucionário como pedagogo e militante socialista, convidamos a ex-guerrilheira e pedagoga, Marília Guimarães, e o militante do MST e primeiro reitor da Escola Nacional Florestan Fernandes, Adelar Pizetta, para conversar com a gente numa live às 18h30.


Revolução de Saur: quando o socialismo quase libertou o Afeganistão

Em 1978, os socialistas fizeram uma Revolução no Afeganistão na esperança de trazer modernidade e progresso social ao país. Logo de cara, anunciaram uma ampla reforma agrária, abolição da compra de noivas e mais direitos para as mulheres. Setores mais religiosos do interior do país, latifundiários e a burguesia nacional começaram a organizar a contrarrevolução. Com apoio dos EUA, milícias islâmicas fundamentalistas combateram a URSS, o “estrangeiro ateu invasor” aliado do regime comunista. Hoje, um dos herdeiros dessas milícias religiosas, o Talibã, chegou ao poder semana passada. Para debater esse tema e a luta socialista na região, convidamos para o próximo debate jacobino, Ana Prestes e Hugo Albuquerque. A mediação será de Nathália Urban.


A crise climática é uma consequência do capitalismo e do colonialismo – Daniel Aldana Cohen

A Jacobin Brasil conversou com o sociólogo e professor da Universidade da Pensilvânia, Daniel Aldana Cohen, sobre o projeto do Green New Deal, um programa ecossocialista radical, que por sua natureza não aceita a separação entre luta social e ambiental – e se funda na mobilização da classe trabalhadora e dos movimentos sociais.


A esquerda após a pandemia e o trumpismo – Noam Chomsky

Nesta conversa com a Jacobin US, Noam Chomsky discute para onde vai a esquerda dos EUA depois da pandemia e do governo Trump.


A liberdade sexual requer independência econômica – Kristen Ghodsee

Nesta conversa jacobina, Kristen Ghodsee, autora do livro “Por que as mulheres têm um sexo melhor sob o socialismo”, discute como os soviéticos promoveram a liberdade sexual ao aumentar a independência econômica das mulheres.


O futebol não é o opio do povo – Juca Kfouri

A Copa América vai chegando no final da primeira fase com 166 jogadores contaminados pela COVID. Mas não precisava ser assim se a Seleção não fosse tão pelega. Para debater futebol e luta de classe, o legado político de João Saldanha e da Democracia Corinthiana na consolidação de nossa frágil democracia, Hugo Albuquerque e Nathália Urban conversam com o lendário jornalista esportivo Juca Kfouri. Este programa, que também estará disponível nos tocadores de podcast, é fruto da parceria entre a revista Jacobin Brasil e a Fundação Rosa Luxemburgo.


O contra-ataque socialista na América Latina – Alvaro Garcia Linera

Nesta Entrevista Jacobina com Alvaro Garcia Linera, que serviu como vice-presidente da Bolívia nos governos de Evo Morales, vamos debater a conjuntura mundial em 2021, a situação de seu país com a vitória socialista após golpe de 2019, os perigos do bolsonarismo na América Latina, a importância do marxismo, o protagonismo indígena e a organização política no Sul Global. Para ativar a legenda em português, basta acionar ela nas opções do vídeo. Este programa, que também estará disponível nos tocadores de podcast, é fruto da parceria entre a revista Jacobin Brasil, a Fundação Rosa Luxemburgo e o Desaforo de São Paulo, programa de conjuntura do Instituto Humanidade, Direitos e Democracia – IHUDD.


O legado revolucionário de Rosa Luxemburgo

No dia 5 de março, a marxista polaco-alemã Rosa Luxemburgo completaria 150 anos. Para discutir seu legado diante dos desafios que hoje enfrentamos e como sua teoria revolucionária pode nos auxiliar, a Fundação Rosa Luxemburgo e a Jacobin Brasil promovem um debate com a filósofa brasileira Isabel Loureiro e o cientista-político argentino Hernán Ouviña. Com a mediação da editora Aline Klein, os pensadores irão discutir o texto inédito em português, traduzido do polonês pela primeira vez, “Sobre a Constituinte e o governo provisório”, e o livro “Rosa Luxemburgo e a reinvenção da política: uma leitura latino-americana”, traduzido do espanhol, às 13:00 no canal do YouTube da Autonomia Literária, Fundação Rosa Luxemburgo e TV Boitempo.


O legado de Mariategui e o novo ciclo de lutas na América Latina

O jornalista, sociólogo e militante socialista peruano José Carlos Mariátegui nasceu 14 de junho de 1894. Para celebrar seus 127 anos, vamos debater seu legado frente ao desenvolvimento do marxismo sulamericano, os últimos acontecimentos no Peru e o novo ciclo de lutas que está chacoalhando a América Latia. Para tanto, convidamos Nicolas Allen, coordenador de redação da Jacobin América Latina, e Deni Rubbo, autor do livro “O labirinto periférico: aventuras de Mariategui na América Latina”, entre outros livros. A mediação será feita pela jornalista Nathália Urban. Este programa, que também estará disponível nos tocadores de podcast, é fruto da parceria entre a revista Jacobin Brasil e a Fundação Rosa Luxemburgo.